17 de ago. de 2013

ONG torna praias cariocas mais acessíveis a deficientes físicos


Ricardo Gonzalez foi um típico adolescente carioca – adorava praia, onde passava boa parte de seu tempo. Isso até que, aos 15 anos de idade, sofreu um acidente e se tornou cadeirante. 

A realidade mudou. E a sua convivência com o mar também. “Antes do acidente, eu frequentava a praia todo dia. Mas depois, sem ajuda e infraestrutura, o acesso ficou praticamente impossível. 


Do calçadão, eu ficava olhando as pessoas entrando e saindo do mar. E só perguntava ‘E aí, a água está boa?’. Era bem chato”,  relembra Gonzalez.


A dificuldade, no entanto, ao invés de desanimá-lo, foi ponto de partida para a criação da ONG “Praia Para Todos”, uma parceria de Ricardo com Fábio Fernandes, também cadeirante, e Alexandre Reis Pinto, fisioterapeuta.


Por meio do projeto, desde 2009, um grupo de voluntários do Rio de Janeiro vem tornando mais fácil e democrático o acesso de deficientes físicos às praias. E também a atividades como vôlei, bicicleta manual e frescobol. Há ainda as cadeiras flutuantes. 


Os encontros acontecem nas praias de Copacabana, Barra da Tijuca e Ipanema, e também no Piscinão de Ramos.



Na Praia da Barra da Tijuca, por exemplo, as reuniões acontecem todos os sábados (até 08 de junho) no Posto 3, em frente à Praça do Ó, das 9h às 14h. 


Já em Copacabana - em frente à Rua Francisco Sá (entreos postos 5 e 6) -, o grupo está presente todos os domingos (até 09 de junho), das 9h às 14h.



E os encontros são sempre muito animados. Para se ter uma ideia, na última edição realizada em Copacabana, a ONG contou com o apoio de fisioterapeutas e bombeiros do Grupamento Marítimo, que cederam até uma moto aquática, tudo de forma voluntária.


 O desafio atual dos voluntários da “Praia Para Todos” é batalhar pela construção de rampas fixas que permitam o acesso mais fácil dos deficientes à areia e ao mar. 


Desde sua criação, o projeto já atendeu a cerca de 5 mil pessoas - direta ou indiretamente. A cada encontro, em cada praia, são atendidas 50 pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.


Para participar é simples, basta se cadastrar na base de atendimento na praia e escolher as atividades destinadas ao público adulto ou infantil.  


Também é possível fazer o cadastro pelo site www.praiaparatodos.com.br, onde estão disponíveis formulários inclusive para instituições e voluntários que queiram auxiliar. Ali, também há informações sobre o projeto, as próximas edições e uma galeria com fotos e vídeos das edições passadas.


Não perca a oportunidade. Se você estiver por perto, visite a base de atendimento do programa, participe e conheça a praia com democracia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário