16 de ago. de 2013

Um robô que ajuda o desenvolvimento de interação social de pessoas com Autismo


 http://www.reabilitacaocognitiva.org/wp-content/uploads/2013/08/keepon.jpg
Este pequeno robô foi desenvolvido pelos japoneses para tentar ajudar as crianças com Autismo. 

A ideia é que a criança interaja com o Keepon. O robô tem movimentos simples, porém estuda o comportamento da criança e pode responder a ela.


Uma pesquisa realizada com crianças pré-escolares que têm Autismo no Japão, descobriu que as crianças expostas ao robô aprendem novas interações sociais.


 O Keepon é um pequeno robô projetado para ajudar no aprendizado de crianças com transtornos de desenvolvimento como Autismo.


 A criança e o keepon podem interagir, o keepon grava a interação da criança (toque ou som) e responde a ela.


Dr. Hideki Kozima (Sendai, Japão) e Dr. Marek Michalowski (San Francisco, EUA), vêm usando Keepon Pro em salas de jogos para estudar desenvolvimento social e Autismo. A aparência simples e comportamento dinâmico do Keepon têm sido abraçados por crianças, pais e profissionais. 


Estas mesmas qualidades fizeram o Keepon fazer sucesso com o público em geral através da exposição na internet e em eventos públicos.


Quando a dança robótica feita pelo Keepon foi postada no YouTube pela primeira vez, ele instantaneamente se tornou um fenômeno da Internet, com milhões de pessoas assistindo. No vídeo o Keepon dança  ”I Turn My Camera On” . Se você não viu, pode conferir no vídeo abaixo:





Para entender como o keepon pode ajudar nos casos de Autismo, você pode ver no vídeo abaixo as formas que esse pequenino amarelo interage com as pessoas. Ele dança de acordo com o som e também responde ao toque:




Quem quiser mais detalhes, pode entrar no site do mykeepon e matar a curiosidade. =)


Nenhum comentário:

Postar um comentário