29 de ago de 2014

​Ações de acessibilidade em Pernambuco ampliam o público do turismo, diz MTur

Foto de uma placa indicando o turismo acessível


Os destinos turísticos brasileiros estão empenhados em receber bem o turista, incluindo aqueles que precisam de um banheiro adaptado, um cardápio com letras em braile ou uma rampa de acesso. 


A Secretaria de Turismo de Pernambuco está dando o exemplo. Nesse mês de agosto, foram realizadas palestras gratuitas com o objetivo de aperfeiçoar os meios de atendimento ao cliente com deficiência física. 


Cerca de 700 garçons, recepcionistas, camareiras e mensageiros de Recife já foram qualificados. Os cursos são realizados a cada três meses.


Restaurantes como o de Fabiano Paraízo, em Recife, tiveram toda a equipe capacitada pelo projeto. 


Para receber melhor os cerca de 100 fregueses idosos e cadeirantes, que frequentam todo o mês seu restaurante, Paraízo treinou sua equipe de 70 funcionários. 


"Antes, os garçons esperavam o pedido dos clientes, agora, sabem como conduzir o atendimento, desde a chegada na porta de entrada até o momento de posicionar o prato e servir a refeição”, afirma.  Além disso, os cardápios estão sendo reformulados para atender pessoas com deficiência visual.


O Brasil tem cerca de 45,6 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o que representa cerca de 23,92% da população brasileira, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)


Em 2016, o Brasil sediará os Jogos Paralímpicos, no Rio de Janeiro, quando serão esperados 4.350 atletas de 176 países, de acordo com a organização do evento.


O Ministério do Turismo, por meio do Programa Turismo Acessível, apoia a inclusão social e o acesso de pessoas com deficiência na utilização de serviços, edificações e equipamentos turísticos com segurança e autonomia - seja nos passeios ao ar livre, nas praias, museus, bares, restaurantes, monumentos, meios de hospedagem.


De acordo com o ministro do Turismo, Vinicius Lages, iniciativas de acessibilidade tendem a se tornar cada vez mais comum, já que ampliam o público consumidor e prezam pelo compromisso social.


Recém lançada pelo Ministério do Turismo, a ferramenta eletrônica Turismo Acessível, permite que o internauta cadastre e avalie estabelecimentos e atrações turísticas, de acordo com seu nível de acessibilidade. 


Com mais de 230 mil acessos desde o lançamento, em julho, o site também inclui legislações, normas e cartilhas com dicas de como se adaptar e receber bem a pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida.


A ação é uma parceria do Ministério do Turismo com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH/PR), do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Conade) e a Embratur.


A Empresa de Turismo de Pernambuco (Empetur) já desenvolve projetos voltados à acessibilidade, como o Praia Sem Barreiras - que ajuda pessoas com mobilidade reduzida a tomar banho de mar. 


A empresa também distribui cartilhas com noções básicas sobre como tornar acessíveis os equipamentos turísticos.




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