29 de ago. de 2014

Ação paralímpica traz a Campinas (SP) o projeto "Experimentando Diferenças" e exposição

Foto do logo do projeto Experimentando Diferenças


A exposição Caravana Vencedores, que traz momentos impactantes e emocionantes dos paratletas brasileiros e internacionais na última edição dos Jogos Paralímpicos de Londres retratados em 60 imagens do premiado fotógrado Sergio Dutti, chega a Campinas (SP) após passar por 14 cidades do País. 


Junto com a mostra, o público poderá vivenciar as sensações de um atleta paralímpico no projeto Experimentando Diferenças


As atividades ocorrem no shopping Parque das Bandeiras a partir desta quarta-feira (27). A exposição terá um coquetel de abertura na quinta (28), às 19h, e ficará aberta para visitação a partir de sexta (29). A entrada é gratuita.


No projeto “Experimentando Diferenças”, os visitantes poderão ter contato com as modalidades disputadas pelos atletas paralímpicos, como no futebol (chute a gol) com olhos vendados e bola com guizos (bola sonora); na bocha, na corrida e no basquete em cadeira de rodas


Uma equipe de monitores auxiliará os visitantes durante as atividades esportivas. De quinta a domingo, atletas medalhistas dos esportes adaptados interagem com o público, convidado a "entrar na pele" de uma pessoa com deficiência.


A proposta do evento é sensibilizar o público para as conquistas e o valor dos atletas paralímpicos brasileiros, com vistas à Paralimpíada, que será realizada no Rio de Janeiro em 2016.


Na modalidade paralímpica, o Brasil é campeão imbatível no futebol há 13 anos. Troféus e títulos no basquete, judô, canoagem, atletismo, dentre outras modalidades esportivas, são conquistas dos brasileiros há muito tempo.


 Mas enquanto na Europa, por exemplo, eles têm notoriedade de estrelas, no Brasil são pouco reconhecidos. "Nosso sonho é que as Paralimpíadas ganhem, também, o coração da torcida brasileira”, diz Fernando Rigo, idealizador do projeto, que tem o aval do Comitê Paralímpico Brasileiro e o patrocínio da Caixa Loterias.
 

Exposição de fotos

 
Os cliques expostos na exposição "Caravana Vencedores" compõem o livro “Vencedores” e Campinas é a 15ª cidade a receber a mostra. 


Para realizar o projeto, o fotógrafo Sergio Dutti acompanhou os Jogos Paraolímpicos de Londres, em 2012, quando atletas do Brasil conquistaram um surpreendente 7º lugar nos resultados gerais e ficaram à frente de atletas de potências paraolímpicas, como a Alemanha.


Nas imagens, Dutti dá destaque para as feições dos atletas, o que emociona o espectador. A exposição tem um colorido especial que dá uma alegria ao ambiente. 


A mostra fez parte também do lançamento do Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência, vinculado à Secretaria-Geral da Presidência da República, no Palácio do Planalto.


"Caravana Vencedores" abriu a 14ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto com o tema “A história em suas mãos” e participou do Congresso Internacional sobre Saúde da Pessoa com Deficiência no Centro de Convenções Ulisses Guimarães, em Brasília.

 
Projeto "Experimentando Diferenças" e exposição "Caravana Vencedores"
 

Local: Praça de Eventos (2º Piso) do shopping Parque das Bandeiras. Avenida John Boyd Dunlop, 3900, Jardim Ipaussurama - Campinas (19) 3728-4000
 
Data: 28 de agosto a 7 de setembro (a exposição terá um coquetel de abertura no dia 28,  às 19h, e abre para visitação no dia 29)
 
Horário: segunda a sábado, das 10h às 22h; domingo, das 12h às 20h
 
Entrada: gratuita 

Classificação indicativa: livre para todos os públicos




Nenhum comentário:

Postar um comentário